Busca em Brasília/DF

Novidade: Confira também as 74 agências de turismo em Brasília!

Compartilhe

Encontre hospedagem e servicos para suas viagens para Brasília OndeHospedar no Google+ Veja mais fotos de Brasília/DF Compartilhe esta pagina no Facebook

Tipos

59
33

Relacionados

Nucleo Bandeirante hoteis e pousadas em Brasilia DF



Sobre Brasília

Brasília

Brasília fica no Distrito Federal, na região central do Brasil, dentro do Estado de Goiás. Verdadeiro coração do País, não foi formada ao acaso. Destaca-se, em todo o mundo, pela aplicação dos princípios da Carta de Atenas, de 1943 - integrada a uma estratégia de desenvolvimento e auto-afirmação nacional.

A capital do Brasil é a única cidade do mundo construída no século XX considerada, desde 1987, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, órgão das Nações Unidas. Motivos para esse reconhecimento não faltam: a jovem cidade, inaugurada em 1960, surpreende até os mais experientes viajantes.

Brasília é resultado de um moderno projeto urbanístico criado pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Visto de cima, o plano-piloto da cidade lembra o formato de um avião, muitos preferem dizer que é um pássaro de asas abertas, embora a concepção de seu urbanista tenha previsto o formato de uma cruz, que sinaliza posse.

O projeto da cidade até hoje é referência quando o assunto é planejamento urbano. Sua idéia de envolver prédios residenciais em grandes áreas urbanas, traçar a cidade a partir de enormes avenidas e dividí-la em setores, tem provocado intensa reflexão e debates sobre a vida nas grandes cidades no século XX.

Destacam-se também obras de artistas como Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Marienne Peretti, Volpi, Di Cavalcante, Victor Brecheret e Burle Marx que se integram à arquitetura, conferindo à cidade uma paisagem única.

O clima na capital federal é semi-seco, com as estações definidas pela umidade do ar: uma seca e fria, e a outra úmida e quente. A temperatura média é de 20,5°C. Outubro é o mês mais quente do ano, com máxima de 29°C, enquanto julho é o mais frio, com mínima de 13°C.

ATRATIVOS

Palco de manifestações políticas, shows de rock e festivais de cinema, Brasília é uma cidade cosmopolita, com cerca de 90 embaixadas, numerosos restaurantes e uma enorme estrutura pronta para abrigar eventos de todos os tipos. Diante disso, um dos destaques da cidade é o turismo de negócios, que cresce a cada dia, lotando as dezenas de hotéis espalhados pela capital federal. Brasília é um pouquinho de cada parte do Brasil. A construção de uma capital federal no coração do País demandou grande mão-de-obra e atraiu gente de todos os cantos do território nacional. O resultado é a rica cultura brasiliense que existe hoje, uma mistura genuína do povo mais alegre e hospitaleiro do mundo.

Igrejas

Catedral Metropolitana de Brasília - Projetada por Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 1970. Em volta da igreja podem ser vistas esculturas de Alfredo Ceschiatti – os quatro evangelistas – e no interior, os anjos suspensos. Fica no Eixo Monumental, no início da Esplanada dos Ministérios.

Santuário Dom Bosco - Inaugurado em 1963, é cercado por arcos de 16m de altura que sustentam imensos vitrais com várias tonalidades de azul. O lustre central contém 7.400 copos de vidro Murano. Fica na Avenida W3 sul, quadra 702.


Templo da Legião da Boa Vontade - Em forma de pirâmide tem o piso decorado com espirais em granito. Há uma Sala Egípcia, uma galeria de arte e uma loja de suvenires. Fica no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS), quadra 915.

Museus

Museu de Valores do Banco Central, Memorial JK, Museu Nacional de Gemas, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Museu da Imprensa, Memorial dos Povos Indígenas

Parques

Parque da Cidade Sarah Kubitschek - Dentro dos limites do Plano Piloto fica o Parque da Cidade, com quatro milhões de metros quadrados. O paisagismo é de Burle Marx e os azulejos que ornamentam os sanitários espalhados por todo o Parque são de Athos Bulcão. Equipado com quadras de esporte, hípica, kartódromo, pistas de skate, playgrounds infantis, ciclovia e pista para caminhada e corrida. A entrada principal fica no Eixo Monumental Sul.

Jardim Botânico de Brasília - Fundado em 1985, além da vegetação típica do cerrado, encontram-se trilhas para caminhadas, um mirante, de onde se avista boa parte do parque, e um Centro de Visitantes, ponto de apoio e informação para quem deseja conhecer o Jardim. Fica no Setor de Mansões Dom Bosco, conjunto 12, Lago Sul – acesso pela estrada que leva à cidade de Unaí.

Parque Nacional de Brasília - Possui 30 mil hectares. É mais conhecido como Água Mineral, por causa de suas nascentes e piscinas de água corrente formadas a partir dos poços d’água que surgiram às margens do Córrego Acampamento. Além das piscinas naturais, há também duas trilhas para caminhada: a Trilha da Capivara, que tem 1,3 km de extensão e pode ser percorrida em 20 minutos; e a Trilha Cristal Água, que exige uma hora de caminhada por seu percurso de 5 km. Nos dias mais tranqüilos é possível observar a fauna local, como tatus, macacos e capivaras. Cobrança de ingresso individual na entrada. Fica na Via EPIA BR-040, Setor Militar Urbano, 9 km

Parque da Chapada Imperial - A 50 km de Brasília, a Chapada Imperial fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA). O passeio guiado é feito por trilhas e cachoeiras, com paradas para banho. É preciso reservar com antecedência. O acesso ao Parque se dá pela DF-220, por 50 km, 16 deles em estrada de terra.

Parques Temáticos

Jardim Zoológico de Brasília e Bay Park (parque aquático)

Passeios

Vôo panorâmico de helicóptero - Sobrevoa o Eixo Monumental a 140 m de altura.

Passeio de barco pelo Lago Paranoá

Catetinho - Primeira construção de Brasília, erguida em 1956, servia de residência oficial ao então Presidente da República Juscelino Kubitschek.

Torre de Televisão - Projeto de Lúcio Costa, com 224 m de altura, pode-se avistar boa parte do Plano Piloto.

Palácio da Alvorada - Residência oficial do Presidente da República.

Praça dos Três Poderes - A Praça dos Três Poderes abriga alguns dos prédios mais significativos da obra de Oscar Niemeyer: o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República; o Congresso Nacional, sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; e o Supremo Tribunal Federal. Lá estão também: o Panteão da Pátria, o Espaço Lúcio Costa e três importantes esculturas – O Pombal, de Niemeyer; A Justiça, de Alfredo Ceschiatti; e Os Candangos, de Bruno Giorgi. Na praça central uma Bandeira Nacional de 286m2 é sustentada por um mastro de 100m de altura. Fica ao final da Esplanada dos Ministérios.

Palácio do Itamarati - Também conhecido como Palácio dos Arcos, o Palácio do Itamarati abriga diversas obras de arte e antiguidades.

Palácio da Justiça (Ministério da Justiça) - Sede do Ministério da Justiça, oferece visitas guiadas ao Salão Negro, Sala de Retratos, Biblioteca e Jardim Interno.

Ponte JK - Inaugurada em 2002, a Ponte JK é a terceira ponte construída para ligar o Plano Piloto ao Lago Sul. É considerada uma das pontes mais belas do mundo.

Esportes

Vôo livre - Com Asas Deltas ou Parapentes. Os praticantes revelam que, por causa de seu clima seco, a cidade proporciona térmicas fortes e grandes “cloud-streets” (nome de uma manobra muito apreciada por eles).

COMO CHEGAR

O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, 12 km do centro, recebe uma média de 162 vôos diários, entre domésticos e internacionais. Partindo do Rio de Janeiro ou Belo Horizonte por via rodoviária, segue-se pela BR-040; de São Paulo pela BR-153; de Goiânia pela BR-060; de Uberlândia pela BR-050; e de Belém pela BR-010. Distâncias Goiânia: 211 km Porto Alegre: 2.121 km Recife: 2.223 km Rio de Janeiro: 1.160 km São Paulo: 1.015 km



OndeHospedar © 2017 w3c