OndeHospedar
Busca:  

Guia de hoteis pousadas e mais turismo em Itabaiana/SE

Brasil->Sergipe->Itabaiana
Compartilhe esta pagina no Twitter OndeHospedar no Google+ Compartilhe esta pagina no Pinterest Compartilhe esta pagina no Facebook
OHinho

2
1
Itabaiana é um município do estado de Sergipe. Itabaiana é dona de um dos maiores comércios de Sergipe. É considerada a capital do caminhão, por ter o maior percentual de caminhão por pessoa do país.

Sobre Itabaiana

A primeira sesmaria é dada a Ayres da Rocha Peixoto, casado com uma neta de Caramuru. Suas terras atingiram áreas compreendidas entre os rios Japaratuba e Sergipe, correspondendo dentro de um mapa atual os municípios de Itabaiana, Riachuelo e Santo Amaro das Brotas. Por essa época é que se dá início propriamente dito, ao povoado e colonização de Itabaiana em grande escala, com a distribuição de imenso número de sesmarias de suas terras, notadamente aquelas situadas à margem do rio Jacarecica, os colonos contemplados com tais sesmarias, se espalhando em sítios pelas margens do rio, vão fundar o Arraial de Santo Antonio, a primeira povoação de Itabaiana, na região hoje conhecida por Igreja Velha, a uma légua do atual centro da cidade de Itabaiana, erguendo-se uma capela, fundando a Irmandade das Santas Almas. Esta capela é registrada no mapa de Caspar Barlaeus, durante a invasão holandesa.
Simão Dias, filho de uma índia com um francês. Simão Dias Francês, dentro do que se fala e do que se escreve, é a primeira pessoa civilizadora a nascer em Itabaiana, vaqueiro e figura essencialmente atrativa, foi o tema de muitos trabalhos, todos posteriores as ?Histórias Perdidas?, de Joaquim de Oliveira, fonte principal onde muitos foram se inspirar. O que nos cantam os que escreveram história em Sergipe, é que o pai de Simão Dias Francês era guerreiro. No Brasil estava ele como membro das tropas francesas, saqueadoras do Pau-brasil em nossas terras.


Manifestações folclóricas de Itabaiana
A festa de Santo Antônio, uma festa mesclada do tradicional sagrado e profano, ao mercado terapêutico de raízes e plantas, os resquícios do carnaval, a micareta, os paus de sebo, as festas do mastro, e o reisado fazem parte do acervo tradicional e oral da cultura do povo na cidade.
No Bairro São Cristóvão, tem o artesanato de barro com a fabricação de potes e utensílios de cozinha como panelas, pratos, etc.
O forró é uma dança tradicional nos festejos juninos desde a época do Império e até hoje é conservado essa tradição com grande euforia, principalmente no Nordeste.

Hotéis e pousadas em Itabaiana

HOTEL CONTINENTAL
Av Sílvio Teixeira 599 - centro
Fone:(79) 3431-2620
HOTEL DANUBIO
Avenida Otoniel dorea, 317 - centro
Fone:(79) 3431-2280
POUSADA NOSSA SENHORA APARECIDA
Rua Campo do Brito, 344 - centro
Fone:(79) 3431-8948

Foto de Itabaiana

foto de Itabaiana

 

Páginas mais visitadas: Itabaiana, hospedagem , hospedagens, hotel, hoteis, hotél, hotéis, Pousada, Pousadas, Guia, Reservas, Viagem, Viagens, Turismo, Onde Hospedar, Ondehospedar

OndeHospedar © 2017 w3c