OndeHospedar
Busca:  

Guia de hoteis pousadas e mais turismo em Ibiúna/SP

Brasil->São Paulo->Ibiúna
Compartilhe esta pagina no Twitter OndeHospedar no Google+ Compartilhe esta pagina no Pinterest Compartilhe esta pagina no Facebook
OHinho

1
3
2
Outras hospedagem
1
Ibiúna é um município brasileiro do estado de São Paulo
Foi sede, em 1968 do congresso clandestino de UNE, que resultou na prisão de 920 estudantes

Sobre Ibiúna

A origem do município de Una, atual Ibiúna, vem do tupi-guarani. Una é um vocábulo tupi-guarani que significa "negro", "escuro", "preto", e ybi que significa "terra". Assim sendo, Ibiúna na linguagem tupi-guarani, significa "terra preta".

O rio que banha a cidade "rio de Una", é que lhe deu o nome primitivo de Una.
Trata-se de uma corruptela do "Y Una", que em tupi guarani significa Y - água e Uma - preta. Portanto, Y Una, significa água preta. Os mais antigos ao pronunciarem o nome anterior do município usam a expressão Yuna e apenas uma parte da população usava a pronúncia Una.

Como existiam dois municípios com a mesma denominação de Una, sendo o nosso aqui no Estado de São Paulo e outro no Estado da Bahia, um teria que ter a sua denominação mudada ou alterada.
Entretanto, o município baiano por ser mais antigo e considerado na época de maior valor histórico, herdou em definitivo a denominação de Una.
Mas pelo decreto-lei estadual n° 14334 de 30 de novembro de 1944, o município paulista de Una passou a denominar-se Ibiúna.

Por volta de 1710 Manoel de Oliveira Carvalho, se instalou no vale de Una, nas terras de São Roque, Vila de Sorocaba, em uma sesmaria de terras que pertenciam a seu sogro Felipe Santiago, que as cultivava já há alguns anos. Com a morte de Felipe Santiago neste mesmo ano de 1710 Manoel de Oliveira Carvalho requereu para si esta mesma sesmaria, cujas terras estavam sendo questionadas pêlos vizinhos ou supostos invasores. Foi-lhe então outorgada pela Coroa Real a partir de 15 de julho de 1711 a carta de sesmaria de uma légua de terras em quadra, principiando no rio Sorócabussu do sudeste pela estrada de Sorocaba, até as águas de Francisco Duarte e Pedro Machado, com outra légua de sertão correndo pelo rio de Una, acima. Foi ainda concedida a Manoel de Oliveira Carvalho em junho de 1713 a patente de Capitão da Ordenança da Freguesia de Cotia, em virtude do falecimento do Capitão Ignácio Soares.

Hotéis e pousadas em Ibiúna

Atualizados recentemente
Desatualizados ou Inativos
IBITUR HOTEL
Av. 24 de Março 27 - centro
Fone:(15) 3241-1002
HOTEL FAZENDA MARANATHA
Estrada do Rio Una de Cima - K - bairro de una
Fone:(15) 3494-9004
POUSADA VP IBIÚNA
Estrada do Maeda 1100 - curral
Fone:(11) 2216-4480

Foto de Ibiúna

foto de Ibiúna

 

Páginas mais visitadas: Ibiúna, hospedagem , hospedagens, hotel, hoteis, hotél, hotéis, Pousada, Pousadas, Guia, Reservas, Viagem, Viagens, Turismo, Onde Hospedar, Ondehospedar

OndeHospedar © 2017 w3c