Warning: preg_match(): Compilation failed: nothing to repeat at offset 0 in /www/oh/ho/index.php on line 114
Hotel Tropeiro da Lapa Informacoes sobre hotel em Lapa

Menu

Hotel Tropeiro da Lapa


Tipo
Nome
Hotel Tropeiro da Lapa
Cidade
Lapa
Endereço
rodovia do xisto km 60
CEP
83750-000
Telefone
(41) 3622-7476
Telefone 2
(41) 3622-2453
FAX
(41) 3622-5813
Celular
(41) 98516-5672
skype
hoteltropeiro.lapa
facebook
Site

Estes são diversos textos onde o hoteleiro descreve seu estabelecimento:

o hotel
localizado logo na entrada da cidade da lapa, com todo conforto e comodidade, aliada a tranquilidade e contato com a natureza...
com toda estrutura para atender você e seu evento ou palestra...a lapa está a somente 70 km de curitiba, na região dos belos campos gerais. uma cidadezinha linda que retrata muito bem o brasil do século xix. a cidade começou com os tropeiros, o que está muito bem ilustrado na entrada da cidade em um belo mural do poty lazzarotto.

tropeiros eram os transportadores do brasil antes de termos rodovias e ferrovias. os produtos do nosso país eram transportados por mulas que eram guiadas pelos tropeiros. eles levavam de tudo para vender e também eram o ?correio? da época. como precisavam descansar a cada 40 km, muitas cidades se originaram por influência deles entre viamão (rs) e sorocaba (sp). os tropeiros existiram no brasil do século xvii até 1920, aproximadamente. a lapa é um belo exemplo do tropeirismo no brasil e você poderá perceber isso em vários detalhes durante a sua visita.
o cerco da lapa foi uma batalha que durou 26 dias durante a revolução federalista em 1894. os lapeanos receberam a tarefa de frear o avanço dos sulistas maragatos que estavam sob a direção do general gumercindo saraiva e que já haviam tomado curitiba. para tanto, a cidade recebeu o mineiro general carneiro, que comandou um exército local formado em sua maioria por civis que lutaram bravamente durante 26 dias até terem que capitular. apesar da derrota, como a batalha durou tantos dias, o exército republicano (pica-paus) pode ser organizar e derrotou mais tarde os maragatos. há referências do cerco nos museus da cidade e a lapa se orgulha muito deste episódio do seu passado.

o centro histórico da lapa é muito bem cuidado ? você não verá postes de eletricidade e as casas estão muito bem preservadas. você poderá visitar a maioria dos lugares caminhando e prepare-se para fotografar o casario histórico da cidade. cada museu tem monitores que contarão sobre a história e curiosidades de cada local ? muito instrutivo e bacana!
principais atrações turísticas da lapa
logo ao lado da central de informações está o museu histórico da lapa, que retrata um pouco mais da história da cidade através de peças raras que tratam da revolução federalista e do cerco da lapa.

na mesma praça está o theatro são joão, um simpático teatro com fachada amarela e interior de madeira que funciona até hoje. ele recebeu a visita ilustre de dom pedro ii e da imperatriz em 1880.
a igreja matriz de santo antônio é uma construção típica do período colonial do brasil, com sua fachada característica. ela foi finalizada em 1784 e faz parte do patrimônio artístico e histórico nacional.
a casa da memória é mais conhecida como casa dos cavalinhos. repare nos cavalos alados que enfeitam sua fachada. a história da casa é bem romântica: um jovem pobre da lapa amava uma moça de família mais rica, que não permitia o casamento. uma noite, ele sonhou com 10 cavalos alados, sendo que dois deles estavam escondidos nas nuvens. no dia seguinte, ele foi à curitiba e jogou na loteria federal no número 10 e ganhou o maior prêmio. assim, ele pôde se casar e construiu a casa para sua família em 1888. os cavalos alados enfeitam a fachada e o interior da casa é decorado com nuvens nas paredes. a casa abriga hoje livros raros, muitos deles trazidos por lapeanos que foram estudar fora do brasil.
os famosos biscoitos da lapa podem ser encontrados na lojinha biscoiteira, que está ao lado da casa dos cavalinhos. ali também é bom para uma parada para sorvete ou água.
o panteon dos heróis chama a atenção por seus canhões e sua fachada imponente. no local estão os restos mortais dos lapeanos que morreram durante o cerco da lapa, em sua maioria civis.
para conhecer como vivia uma família abastada do interior do paraná no século xix, uma visita à casa lacerda é obrigatória. a família era a mais influente da lapa e a mobília da casa é original, doada pela sua última proprietária e transformada em museu federal.
o museu de armas funciona onde antes era a antiga cadeia da cidade. ele abriga uma coleção vasta de armas de diferentes épocas: a revolução federalista e a primeira e segunda guerras mundiais.
na lapa você não pode deixar de experimentar a gastronomia tropeira, servida em restaurantes charmosos como o lipski ou o casarão. a comida tropeira se originou no século xvii e você poderá experimentar a quirera tropeira, a paçoca de charque, torresmo, ovo frito, arroz e virado tropeiro. vale a pena deixar a dieta de lado e experimentar tudo!
a casa vermelha tem venda de artesanato e produtos da região, como uma famosa cachaça. há duas salas dedicadas à cultura lapeana. as exposições são tímidas, mas vale passar lá: o tropeirismo e a congada. a congada é uma manifestação religiosa para comemorar o dia de são benedito. a tradição é muito forte entre os negros da lapa e continua acontecendo até hoje, sempre no dia 26 de dezembro.
na lapa ainda há o santuário de são benedito. imponente e muito bonito, é o maior santuário dedicado a são benedito em todo o mundo!
a avenida manoel pedro é muito simpática, com seu calçadão ao centro, bancos e árvores frondosas. você verá ali famílias passeando, pessoas se exercitando ou simplesmente descansando. a avenida era chamada antes rua das tropas e era por ali que os tropeiros chegavam à cidade.
nesta avenida está a panificadora zeni, onde você poderá experimentar a famosa coxinha de farofa. diz-se que a invenção aconteceu em uma festa de são benedito, quando o salgado foi feito com sobras de farofa de frango e massa de pastel. é uma delícia ? não deixe de experimentar. na panificadora também há tortas e doces deliciosos. vale a pena uma paradinha!
no passado, a erva mate foi muito importante para a economia da lapa. desta época, ainda é possível ver a hervateira legendária, onde funciona o museu do mate (somente com agendamento). foi o primeiro engenho de erva mate da cidade, inaugurado em 1884.
a 3,5 km da lapa, com acesso precário por uma estrada muito esburacada (março de 2016), está o parque estadual do monge. apesar da estrutura abandonada, de responsabilidade do governo do estado do paraná, o local atrai muitas pessoas. do centro da lapa já é possível avistar as formações rochosas (escarpas) que formam o parque. além da paisagem interessante e da vista privilegiada da lapa, muitas pessoas vão ao parque do monge pelo aspecto espiritual. nele morou no século xix o monge joão maria, que tinha fama de curandeiro. muitas pessoas ainda hoje rezam para o monge e deixam ali velas e seus agradecimentos por graças recebidas. venha de tênis: há muitas escadas e lugares escorregadios. traga água e lanche, pois não há nenhuma lanchonete ou restaurante no local.

 

OndeHospedar © 2017.