Mapa de santa catarina
Todos os anos marco minha presença na convenção da BrasTOA, um dos maiores se não o maior evento de hotelaria e turismo no Brasil. Este evento acontece, na maioria das vezes em São Paulo capital. Sempre sou questionado o porque não moramos lá mas em Florianópolis e sempre a resposta é a mesma: Eu moro no paraíso, floripa é tudo de bom, o estado inteiro é ótimo para se viver.

Os índices do estado estão entre os melhores do país. Santa Catarina é o sexto estado mais rico, com uma economia diversificada, industrializada, polo exportador e é um dos responsáveis pela expansão econômica nacional.
Todavia somos extorquidos pelo governo federal, estadual, municipal, bancos e secretarias assim como todos os brasileiros que pagam o custo Brasil.
Temos de tudo um pouco. O estado de Santa Catarina é um pouco de tudo de bom.   Temos contrastes sim mas para se ter tudo tem que ter os opostos, certo?

Estrada Dona Francisca Temos muitas coisas boas:   Queres neve? temos em São Joaquim e Urubicí.
O oposto também? quer no mesmo dia?
Em tres horas de viagem desce a serra chega ao litoral.
Temos praias belíssimas, super movimentadas ou desertas como quizeres; praia com ondas? Temos inclusive com campeonato mundial de surf, praia para mergulho, pra andar pelado, para surfar, para boiar, para ver e velejar, são tantas ilhas que se perde a conta.

Temos até uma Las Vegas Tupiniquim: Balneário Camboriú.
enxaimel O catarinense preserva suas origens, encontramos muitas construções típicas da época da colonização ou em homenagem a arquitetura de outros países ou então cosmopolitas como na capital. As cidades são cercadas de florestas nativas preservadas e áreas rurais belissimas com produtos fresquinhos da colônia. O povo é muito caprichoso e é quase um padrão ver o jardim florido e bem cuidado.   Já experimentou comer feijão colhido no mesmo dia?

oktoberfest Temos Argentinos, alemães, africanos, chineses, só não temos dinheiro porque a turma da Dilma levou todas as nossas moedas. Temos até um parque internacional, o Beto Carrero World e em Blumenau a octoberfest que é maior que a original da alemanha. Quem sabe vai pra timbó curtir um rafting, canyoning e loucuras do gênero. Quer conhecer o outro lado da masculinidade, vai no carnaval de laguna. Aproveite a visita para conhecer o maior farol do terceiro mundo, ou seria o terceiro maior farol do mundo, o farol de Santa Marta.

rendeiraO povo catarinense é muito trabalhador, desde cedo aprendem algum ofício em busca do sustento e seguem assim até seus últimos dias.   Tal atitude está embutida na cultura trazida pelos portugueses, alemães e italiados que passaram muitas dificuldades. O estado é rico em cultura, folclore e história.   Contudo é um povo simples e simpático, voce irá conhecer muita gente interessante e fazer muitos amigos.
bacios
balneariocamboriu
blumenaudia
blumenaunoite
bombinhas2
enchaimel2
fortesaojose
francisca2
ilhasantacatarina
Marcas históricas recentes
pousada

Museu ao lado do mercado publico
O catarinense foi marcado pelo ferrete alagoano do Marechal "de ferro" Floriano Peixoto, nosso tão venerado líder da republica. Eleito indiretamente com 3 dos 234 votos e com o vaso de guerra riachuelo apontando seus canhões para Deodoro, a história do Brasil é pior que um conto de fadas. Os moradores da capital catarinense receberam como estigma social o nome de sua cidade como sendo "cidade de Floriano", acompanhado por um pelotão de fuzilamento para os opositores.

Marcas históricas culturais
pousada

Imigrantes Italianos Os imigrantes açorianos (1750), alemães (1829) e italianos (1877) que povoaram o estado trouxeram uma cultura que no final das contas evita disputas, eles vieram para o estado fugindo das dificuldades econônicas da europa da época.
 
Com algum incentivo do governo brasileiro em suprir de mão-de-obra não escrava, os camponeses europeus pagaram por uma passagem só de ida.
No Brasil tiveram que se sujeitar a trabalhar nos latifúndios de café ou trilhar caminhos de uma terra inóspita até onde se achavam seguros, onde fixaram residência e, baseados na agricultura de subsistência criaram seus filhos, netos e assim por diante.
lagoaconceicao1
lagoaconceicao2
lagoaconceicao3
lagoadoperi
mata
mirante-da-lagoa
ECOTurismo
pousada

A natureza caprichada de Santa Catarina proporciona grande diversidade de ambientes para a prática de atividades ao ar livre, durante todo o ano.
São muitas as operadoras especializadas em programas de ecoturismo e aventura, presentes em todas as regiões. Esta combinação transforma o Estado num destino para expedições inesquecíveis.

Baleias
pousada
Baleias em Garopaba De junho a novembro o litoral catarinense se transforma em um grande berçário de baleias da espécie Franca.
Nesse período, centenas de exemplares vêm da Patagônia em busca de águas mais quentes para dar à luz e amamentar seus filhotes numa grande área de proteção ambiental que se estende desde o litoral ao Sul de Laguna até Florianópolis.   Em Imbituba e Garopaba, que registram o maior número de avistagens, é possível participar de passeios em embarcações apropriadas para a observação das baleias.
fonte: Santur
Mais imigrantes
pousada
Santa Catarina continua atraindo novos imigrantes, são pessoas que chegam em busca de boas oportunidades de estudo, trabalho ou se encantam com a terra e decidiram ficar.
Em contramão da oferta de trabalho, grande parcela é de jovens que chegam ao estado em função do estudo em vista do grande número de instituições de ensino superior.
 

Ohguinho