Para Hóspedes

Araucaria
Mapa de parana

Origem:

pousada
Se nao fossem os bandeirantes, entre São Paulo e Santa Catarina não teriamos nada menos que os Republica del Guayra hermanos do PARAGUAI!
A área que conhecemos hoje como estado do Paraná era território Paraguaio e chamava-se província do Guairá ou Republica del Guayrá, La Piñeria e fazia parte do Império Espanhol.

Conflitos:

pousada
pantheon O Cerco da Lapa foi o fim da Revolução Federalista que começou com os gaúchos e tinha como objetivo chegar ao Rio de Janeiro e depor o presidente. Eles chegaram até a cidade de Lapa onde os pica-paus cercaram os maragatos. Os maragatos perderam e o Marechal Floriano Peixoto pode reunir forças e seguir fuzilando seus opositores.

História do desenvolvimento:

pousada
Primeiro vieram os jesuítas espanhóis, depois os bandeirantes, depois ficou vazio, ai passaram os tropeiros e as invernadas. Então construiram a estrada Viamão-Sorocaba.
Jaime Lerner Curitiba passou a sem mais importante que Paranaguá, vieram os imigrantes, o café, desmembraram o estado de São Paulo, lotearam o estado todo, vieram mais imigrantes, investimentos e então Jaime e o ônibus expresso!

ECOturismo:

pousada
A solução encontrada para preserar o meio ambiente no paraná foi a criação de parques nacionais aos quais destacamos:
Cataratas do Iguacu

Iguaçu:

O parque situado em Foz do Iguaçú onde tem as mais belas cataratas, 275 quedas de água, é um lugar muito lindo, mas tome cuidado com os quatis, eles são muito espertos. Este é o nosso niágara falls tupiniquim
ilhagrande

Ilha Grande

É um parque aberto ao público, tem três ilhas e 300 ilhotas com diversas prainhas e passeios de barco no rio paraná. Em Porto Figueira há um hotel de emergência e camping, a 20 km do parque, em Vila Alta existem hotéis bem equipados.
superagui

Superagui

Fica em Guaraqueçaba, no litoral próximo àc; divisa com São Paulo. É uma ilha artificial pertencente ao complexo estuário lagunar de Cananéia, Iguape e Paranaguá.   Não tire nada além de fotografias e não deixe nada além de pegadas.
buracopadre

Campos Gerais

Voce vai para Ponta Grossa conhecer as pinturas rupestres do Buraco do Padre. Era antigo refúgio dos jesuítas das terras do Pitangui. Tem 30 metros de diâmetro e uma cachoeira de 45 metros. O Parque é ideal para trilhas.
outrosparques

Outros parques

No paraná voce ainda irá encontrar os parques ecológicos e reservas ambientais dos quais destacamos Saint-Hilaire, Açungui, Irati, Piraí do Sul, Guaraqueçaba, Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, Estação Ecológica de Guaraqueçaba, Mata Preta, Perobas, Araucárias, Campos de Palmas, entre outros.
Vale ressaltar que a visita deve ser planejada e agendada com antecedência. Estes ficam fechados parte do ano em decorrência do clima ou defesa de alguma espécie.

Curitiba:

pousada
A capital paranaense merece um capítulo à parte em qualquer edição sobre turismo no paraná.
mikare Em primeiro lugar é uma cidade GRANDE mas o mais importante é o fato de se desenvolver em função do próprio curitibano, nenhuma outra cidade no Brasil é assim.   Toscamente seria a nossa new york tupiniquim.
Curitiba é a melhor do Brasil em muitos aspectos. Reconhecida mundialmente inclusive na Forbes e no Guinness.
rua 24 horas No inverno cai geada pela manhã e abre um sol escaldante ao meio dia. Chove todos os dias e a temperatura varia muito, então leve sempre um casaco.
A cidade tem um problema com segurança pública muito crítico. Quando fores passear, leve sempre um "trocado na meia".
Curitiba tem uma infinidade de atrações turísticas e elas são sempre muito visitadas inclusive pelos próprios moradores.

Imagens:

pousada
TeatroPaiol
Teatro do Paiol

ParqueTangu
Parque Tangu

ParqueBarigui
Parque Barigui

LargodaOrdem
Largoda Ordem

MuseuOscarNiemeyer
Museu Oscar Niemeyer

Catedral
Catedral
jardim-botanico-cwb
Jardim Botânico
hsbc-15nov
Café no Calçadão da XV
largoordem
Feira no Largo da Ordem
Restaurante Madalosso
Restaurante Madalosso
opera de arame
Opera de Arame
museu ferroviario
Museu Ferroviário
linha turismo

Linha turstica de curitiba

pousada
Uma colher de chá para quem visita Curitiba é a "turism Line", coisa boa para inglês ver, circula nos principais pontos e atrações turísticas da cidade com frequencia de 30 minutos, o ponto é na praça tiradentes.
Você compra 5 tíquetes para o embarque e 4 reembarques. E ainda fornece informações sobre os locais visitados.
Ohguinho