Mapa do mato grosso
História:
Interessante sobre o estado é que inicialmente ele era propriedade da coroa espanhola. Os espanhóis não tomaram posse diretamente, mas mandaram jesuítas cataquizarem os índios, dai quando os bandeirantes encontraram ouro na região, literalmente colocaram os missionários para correr.

Culinária:
Todo bom viajante tem que experimentar os pratos típicos da região, sua cozinha sobreu influências africana, portuguesa, italiana e síria.   Anote os pratos mais exóticos de lá: Arroz com Pequi, Maria Isabel, Paçoca de Carne Seca, Monjica de Pintado e Furrundu.

Geografia:
Centro Geodésico da América Latina, o Parque Nacional de Chapada é o ponto mais central do continente.
mato-grosso1 Sua origem remonta ao tempo da separação dos oceanos há milhões de anos.   É o resultado da dificuldade de escoamento das águas o que cria uma área tão extensa, plana e alagável.

O governo criou, a partir da década de 60, diversos incentivos para desenvolver a região, a primeira foi a pecuária e causou muitas alterações nos ambientes do cerrado e assim ameaçando a biodiversidade local.

mtgovAtualmente, há investimentos privados no setor de ecoturismo. Hoje já se encontram pousadas pantaneiras praticando o turismo sustentável.   Destacamos as cidades de Cáceres e Chapada dos Guimarães.   Sem dúvida que é uma área delicada e bonita e a exploração do turismo tem que ser feita com planejamento.

onca Muita gente vem ao pantanal para ver bicho, um terço das aves do Brasil vivem lá, destaque para a arara-azul-grande, mas tem tuiuiús, tucanos, petistas e papagaios. Não é só passarinho que voa e lá tem mais de 1100 espécies de borboletas.
Mas o espetáculo mesmo são as onças-pintada, macaco-prego, bugio, tamanduá e muitos que voce nunca irá conhecer em outro lugar.   E tem peixe também, como a piranha, pacu, pintado e os que boiam mas não são peixe como o jacaré, Jararaca, sucuri, Jiboia e lagartos.
rondonopolis
caceres