Para Hóspedes

foto de Salvador
Mapa da bahia


Dialeto baiano

pousada na bahia
O baianês é uma língua própria da Bahia mas voce irá encontrar também em sergipe, norte de Minas e em Goiás e Tocantins. oxe, oxente, ô gente equivale ao trí dos gaúchos. Assim como Buzú é Ônibus, Mainha é Mãe, Painho é Pai, Cacetinho é Pão francês, Colé é Como vai?, Aipim é Mandioca e Beijú é Tapioca.
A melhor de todas é: "ei, ó o auê aí ô".

A Baiana

pousada na bahia
Nestes quinze anos como guia turístico, o que mais me marcou nas feiras da Brastoa foi a presença constante da representante do estado baiano, uma senhora de origem Nagô, vestida a carater preparando um delicioso acarajé. Em muitas oportunidades estive conversando com ela, muito bem preparada por sinal, sabia tudo sobre sua terra e realmente deu muita vontade de voltar.

É quente!!!

pousada na bahia
O melhor destino turístico entre os brasileiros, mas prepare-se para o calor, a região é muito quente e os locais estão acostumados. Não pense que é fácil comer acarajé feito com azeite de dendê num sol de mais de quarenta graus.

Cultura

pousada na bahia
jorgeamado da bahia A Bahia é repleta de cultura, lá tem nascido históricamente a musica brasileira. Terra de Gilberto Gil, Caetano Veloso e muitos dos nossos ídolos.
Quem não leu Jorge Amado?
Opa! Do jeito que estamos na atualidade, capaz que não tenham lido. Quando eu era criança era obrigatório a leitura de seus livros era assim que aprendiamos a escrever corretamente. Isso foi antes da internet perverter a língua Portuguesa.

Salvador

pousada na bahia
mercado modelo salvador bahia A antiga capital do Brasil, Salvador começa no Pelourinho, no centro histórico, é um shopping ao ar livre. Tem bares, restaurantes, museus, teatros, igrejas e lojinhas. Tudo muito colorido e com atividades culturais, apresentações musicais, danças, Olodum e Filhos de Ghandi. Depois conheça o forte de Santo Antônio da Barra e então o Mercado Modelo.

Porto Seguro

pousada na bahia
taperapua porto seguro bahia São 85 quilometros de praias de areia fina e branca com infraestrutura de nível internacional dentre as quais destacamos Taperapuã, uma das mais movimentadas, muito procurada pelas barracas com restaurante, música ao vivo, cadeiras de praia e chuveiros. Bom para passar o dia àc; beira da praia. Ainda em Porto Seguro visite Arraial d´Ajuda, uma bela vila com praias muito bonitas.

Morro de São Paulo

pousada na bahia
morro de sao paulo bahia Chegar até Morro de São Paulo já é uma aventura, voce precisa ir até Valença e pegar o transporte marítimo para Cairu que é um município-arquipélago e tem ilhas. Uma delas é a ilha de Tinharé. Além das belas praias, tem comida típica, pousadas, hotéis e lojas de artesanato local.

Itacaré

pousada na bahia
itacare bahia A antiga São Miguel da Barra do Rio das Contas que trocando por muidos ficou jacaré de pedra. Conheça uma praia com solo fértil onde a mata Atlântica preservada alcança o mar como em torres/RS e na praia da pipa/RN. O lugar foi feito para o ecoturismo muito antes do conceito existir.

Ilhéus

pousada na bahia
ilheus bahia Lembra de Jorge Amado? Ilhéus é a terra de "Gabriela, Cravo e Canela" e "Terras do Sem Fim". É a capital do cacau, a "Princesinha do Sul" e já foi o maior produtor de cacau do mundo. Conhecida também como "IOS" (Apple?) por causa do nome Ilhéos.

Prado

pousada na bahia
prado bahia Lembra daqueles portugueses perdidos em 1500? Segundo os livros de histórias foi até aqui que eles chegaram. Prado é uma ótima pedida para quem gosta de ver as baleias jubarte e fica na fronteira com o Espírito Santo. É um lugar muito bonito, meio isolado, parasidíaco.

Terras sem fim

pousada na bahia
Terras sem fim Escrever sobre o Brasil, usar palavras para tentar descrevê-lo nunca será suficiente. Tem que ter espaço, tempo e viver o lugar: ir pessoalmente. Faltou muito a dizer, sempre faltará, ainda tem Maraú, Trancoso, Lençóis, Camaçari, Ilha de Boipeba, Praia do Forte, Imbassaí, Nova Viçosa e outras 6 mil cidades pelo Brasil.

A Bahia é um grande estado, assim como é grande o coração e a simpatia de seu povo. Quem visita suas terras volta com um sorriso de satisfação no rosto e guarda na memória muitas ótimas lembranças.

História rápida

pousada na bahia
Acidente de percurso
Dizem os livros de história que, uns portugueses perdidos chegaram aqui em 1500. Depois trouxeram os negros, extraiam pau-brasil, plantavam cana e exportavam açúcar. Os holandezes quizeram dar uma mordidinha, mas durou pouco.

Frase Célebre

pousada na bahia
Os panfletos com a frase "Animai-vos Povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais."
independencia do brasil Inicialmente rendeu alguns enforcamentos e tal, mas sacudiu o povão para tornar a bahia e o Brasil um país independente.
O motor desta revolução eram os altos impostos, mas hoje os impostos são maiores ainda!

Independência sangrenta

pousada na bahia
heroina armada Diferente do ocorrido nas margens do ipiranga, na independencia "da Bahia" ouveram batalhas e mortes. Uma boa briga com direito à martir, heroína das boas e a corneteiro drogado.
É em Dois de Julho que acontece a grande "Festa da Independência da Bahia" que comemora a independência do Brasil em solo baiano.

Sombra e água fresca

pousada na bahia
Após este período turbulento de sua história, o baiano pendurou sua rede na sombra dos cacaueiros e todos viveram felizes para sempre. Faz calor, mas é uma terra boa de se viver.

Fotos

pousada na bahia
pousada-cancun-em-salvador-ba
pousada-lagoapraia-em-salvador-ba
vitoria-regia-apart-hotel-em-porto-seguro-ba

Bahia 2013 - 2014

pousada na bahia
O ritmo oficial do São João é o forró e, no Nordeste, em especial na Bahia, a tradição de acender uma fogueira e de saborear comidas típicas se mantém viva.
Um bom licor, que pode ser acompanhado por iguarias, quase todas àc; base de milho, é uma boa pedida para quem quer entrar no clima das festas juninas. A variedade é grande: pamonha, milho cozido, canjica, bolos de milho, aipim, tapioca e carimã e muitos outros itens da gastronomia regional, como a carne de bode, somam-se para compor o cardápio mais popular da época.
A capital se reveste das tradições e ganha festa no Pelourinho. Entre os muitos artistas e grupos que farão a beleza das festas juninas na Bahia, estão Adelmário Coelho, Alceu Valença, Dorgival Dantas, Aviões do Forró, Cangaia de Jegue e muito mais.
Este ano (2013), Salvador vai contar com 30 dias de festa no Pelourinho, com 122 apresentações musicais de bandas e artistas, além da presença de 16 trios de forró. É que o São João talvez seja o mais lembrado, mas junho também é mês de Santo Antônio e São Pedro.
O primeiro tem fama de casamenteiro, então muitas moças fazem promessas a ele para conseguir marido. A festa tem seu ápice no dia 13 de junho e São Pedro é o protetor das viúvas.

fonte: bahia.com.br